Plan-Tar - Plantando Temperança, amor e risos

Plan-Tar - Plantando Temperança, amor e risos

por Rotary Club de Maringá - União - Alvorada e Novo Centro

Área de enfoque
Prevenção e tratamento de doenças

Introdução

O projeto atenderá as necessidades dos pacientes que precisam de inclusão social produtiva, mudanças de hábitos em relação à saúde e meio ambiente e conhecimentos sobre meios terapêuticos naturais

Quem

Casa Solidária

o projeto atenderá as necessidades dos pacientes que precisam de inclusão social produtiva, mudanças de hábitos em relação à saúde e meio ambiente e conhecimentos sobre meios terapêuticos naturais


O quê

- O projeto atenderá a necessidade de complementar os outros tipos de tratamentos ofertados aos pacientes que necessitam de reabilitação 2 física, mental e emocional. Principalmente neste tempo de Pandemia, as pessoas estão necessitando ocupar seu tempo com atividades prazerosas e que gerem autonomia, pertencimento e utilidade. Essa necessidade foi identificada pelos profissionais (psicólogos, psiquiatra, psicopedagoga e terapeuta complementar) que atendem os pacientes da Casa Solidária. Especialistas são unânimes em afirmar que o cultivo de plantas traz ganhos emocionais e até físicos. São muitos os benefícios obtidos com essa prática entre eles: BENEFÍCIOS FÍSICOS - Relaxa o corpo, melhora a atividade respiratória e a imunidade, desenvolve habilidades motoras, reduz a frequência cardíaca. BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS e COGNITIVOS – Estimula a memória e aumenta o foco, o bem-estar e a capacidade de autocontrole. Além disso, quando realizada em grupo promove a comunicação e a interação, sendo um bom trabalho de socialização. A professora de hortoterapia Maria Cristina Cesana, da Escola Agrícola do Parque de Monza, Itália, explica: “O verde fornece estímulos ativos e participativos e distrai o paciente do estado de sofrimento e estresse em que ele se encontra. Naturalmente, ajuda libertar a mente e o corpo para recuperar o contato consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Há muitos estudos que afirmam que a hortoterapia é uma boa técnica que ajuda na reabilitação física e psicológica de pessoas que enfrentam diversas limitações e problemas de saúde” Cláudia Petry, engenheira agrônoma, acredita que o solo é a nossa ligação direta com o planeta e a vida e que manter o contato direto com o solo recarrega as vibrações. Por essas e outras razões, cada vez mais e mais hospitais, Unidades Básicas de Saúde e entidades de saúde estão recorrendo e desenvolvendo esse tipo de terapia de fácil manejo e resultados tão positivos e eficazes. A hortoterapia gera benefícios desde a infância até a terceira idade.


Onde

Os profissionais que atendem na Casa Solidária dialogaram e concluíram que a HORTOTERAPIA é a prática integrativa complementar que mais que se alinha para potencializar os tratamentos já ofertados.


Quando

- Os pacientes serão selecionados pelos profissionais que os atendem. Será feito uma triagem para identificar os que mais necessitam da Terapia complementar para obterem maior resultado em seu tratamento.

Pessoas Beneficiadas
20

Fotos



 

Localizar site dos clubes